terça-feira, 2 de abril de 2013

Clô Orozco


Hello people, tudo bem?

Na semana passada a moda nacional perdeu um de seus maiores ícones e por causa da correria da viagem acabou não dando tempo de sentar com calma para fazer um post dedicado ao excelente trabalho e trajetória iluminada da Clô Orozco.

A estilista paulista, nascida nos anos 50, foi criada em Bragança Paulista e niciou sua carreira na moda no começo dos anos 1970, confeccionando peças em batique, por influência de uma tia que mantinha um ateliê de alta-costura na Rua Augusta. A ideia da marca própria veio depois, quando suas roupas passaram a ser vendidas em larga escala. Assim, foi criada a Huis Clos, em 1977.


Clô tinha como proposta inovadora de vestir uma mulher contemporânea e, ao mesmo tempo, conceitual e independente de modismos e por isso ficou conhecida pelas peças de estilo urbano e elegante. A primeira loja veio em 1981 e o primeiro desfile em 1995.  antes de entrar nos desfiles da semana de moda de São Paulo, na época Morumbi Fashion (estreia que aconteceu no ano seguinte).




Maria Garcia, grife mais jovem, surgiu somente em 2001. Sete anos mais tarde, Clô deixou a direção da marca aos cuidados de uma de suas assistentes, Sara Kawasaki. Atualmente, as peças da Huis Clos podem ser encontradas em cinco lojas e mais de quarenta multimarcas em todo o Brasil.



A estilista foi casada com o estilista Renato Kherlakian, da Zoomp, seu primeiro marido, e o empresário Lorenzo Klein, com quem viveu até 2008 em Higienópolis.

Sem dúvidas a Clô foi e é uma inspiração para muitos estilistas do Brasil, inclusive para mim. A primeira vista nossos estilos não podem parecer, mas a ideia de vestir uma mulher contemporânea com clássicos é algo que tenho muito latente em minhas criações. Ela se utilizava e tecidos leves e bem cortados e lavados que davam às mulheres movimento e feminilidade. Normalmente vemos nas passarelas peças conceituais e que são impossíveis de vestir fora de eventos de moda, mas o estilo da Clô não era esse, ela tinha o poder de unir o conceitual com o acessível.

Sempre serei uma grande admiradora de seu trabalho e sentirei saudades de novidades vindas dessa mente tão genial e visionária. O legado deixado pela Clô com certeza vai perpetuar pela moda nacional e espero que a nova gama de estilistas que for criada conheça suas inspirações, seus desejos e ideias para a moda de nosso país.

Nenhum comentário: